terça-feira, 9 de abril de 2013

Pontos de Herói

Regra opcional do Pathfinder Advanced Player's Guide: Pontos de Herói!

Com esse raro recurso os personagens podem realizar façanhas e anular, ainda que de forma limitada, alguma aloatoriedade dos dados.



Ganhando Pontos de Herói

Você começa o jogo com um ponto de herói, e nunca pode ter mais de 3 pontos em um determinado momento. Os pontos de herói poderão ser adquiridos das seguintes maneiras:

  • História do personagem: um ponto de herói será concedido aos jogadores que tiverem escrito a história de seus personagens. Histórias particularmente inspiradas podem merecer mais pontos. Ao elaborar mais a sua história, como escrever um conto sobre seu personagem, você também pode ganhar um ponto de herói.
  • Nível: seu personagem ganha um ponto de herói automaticamente ao subir de nível.
  • Concluir uma parte da trama: um ponto sempre que seu personagem alcançar um marco importante da história.
  • Interpretação: para aqueles que demonstrarem atuação excepcional, um ponto de herói!
  • Ressurreição: ao retornar dos mortos seu personagem recebe um ponto de herói.
  • Heroísmo: quando tudo parece estar perdido, uma atitude sua muda o curso da história ou salva o grupo. Ganhe um ponto de herói sempre que você se arriscar (e sobreviver) por uma causa maior.

Usando Pontos de Herói

Usar um Ponto de Herói é uma Ação Livre ("0 pontos de ação"), mas você só pode usar 1 ponto por vez. São possíveis os seguintes usos:

  • Rolar de novo: você pode anular uma jogada de 1d20 que tenha feito e rolar novamente o dado. Você deve ficar com o novo resultado mesmo que seja pior.
  • Bônus: você pode declarar que vai usar um ponto de herói antes de rolar 1d20, e receber +8 de bônus nessa jogada. Se decidir declarar o uso depois da jogada esse bônus cai para +4.
  • Antecipar ação: por um ponto de herói você pode antecipar seu turno em uma rodada. Nesse turno você somente pode realizar uma Ação Padrão ou Ação de Movimento.
  • Ação extra: você ganha uma Ação Padrão ou uma Ação de Movimento extra em seu turno.
  • Inspiração: se estiver completamente perdido sobre como prosseguir, por um ponto de herói o mestre pode te dar uma dica.
  • Recordar: por um ponto de herói você pode "recordar" uma magia ou habilidade de uso diário que já tenha utilizado, para que seja capaz de usá-la novamente.
  • Enganar a morte: se você receber um ataque que seja capaz de matar seu personagem (e não simplesmente incapacitá-lo) você pode usar 2 pontos de herói para "enganar a morte" e ficar com pontos de vida negativos, porém estabilizado. Essa é a única excessão à regra de que se pode utilizar somente um ponto de herói por vez.
  • Especial: usos em outras circunstâncias para realizar tafefas excepcionais (como convencer um dragão a não atacar uma vila), mas fica a critério do mestre e sempre virá acompanhado de um teste difícil, possivelmente com redutores.

5 comentários:

  1. Respostas
    1. A Lira seria o personagem com mais pontos no momento. Ela já começaria a próxima sessão com 3.

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  2. Achei legal, voto a favor
    (Ivan)

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    1. Cara não esquece de me mandar a história do Kevan. Fala com o Léo também.

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