Pessoal, andei me informando mais sobre as regras do Pathfinder e recebendo feedback de vocês. Com isso as seguintes mudanças já estarão em vigor na próxima sessão:
Sobre adversários flanqueados
Sobre adversários flanqueados
Flanquear: dá bônus de +2 em no ataque, mas somente para combatentes que estão diametralmente opostos. Não faz o inimigo perder o bônus de destreza na CA. Criaturas com alcance igual a 0 (como águias por exemplo) não podem flanquear. Ataques furtivos continuam a se aplicar a oponentes flanqueados.
Bônus de destreza na CA: o bônus de esquiva na CA só é perdido quando um personagem está desprevenido (rodada de surpresa ou quando ainda não agiu no combate) e no caso de alguns efeitos que limitam a movimentação (paralisia, etc...). Ataques furtivos continuam a se aplicar a oponentes desprevenidos.
Sobre ajustes de nível
Em Pathfinder não existem mais ajustes de nível, independente da raça. Nós começamos com a regra antiga em vigor até para não dar vantagem imediata a quem escolhesse uma raça mais poderosa. Nosso grupo só tem um personagem com ajuste de nível+1, e ele está bem atrás do restante os personagens (no momento tem aproximadamente metade do XP e dois dados de vida a menos), o que deixa o jogo um pouco desequilibrado. Seguiremos agora as regras do Pathfinder puras e simples, ou seja, sem o ajuste de nível Vesszyr está no nível 3. Acho que todos perceberam que especificamente no caso dos drows, a vida de aventureiro não é tão fácil devido a rejeição pelos NPCs, então apesar de tudo sempre haverão desvantagens associadas...
Sobre respecs
Alterar escolhas tomadas no desenvolvimento seu personagem (talentos, perícias, etc) é possível, mas haverá sempre um custo significativo de tempo e ouro, segundo o Ultimate Campaign Guide. Foi permitida a mudança gratuita de um talento no início da campanha, e agora estou autorizando outros ajustes sob supervisão em função de classes de prestígio e/ou equilíbrio do jogo, mas estes respecs gratuitos acabam por aqui. Tenham em mente que futuras mudanças vão exigir de seu personagem bastante esforço, e ainda assim estarão sujeitas a supervisão do DM.
Sobre Davos
Barba, recebi a atualização do Davos. Você pode sim fazer essas modificações sem problemas desta vez, mas os companheiros animais vão precisar de tempo para serem trocados e treinados. Não se preocupe: depois da próxima aventura vocês deverão ter um tempo para isso. A ficha atualizada já está disponível, sugiro que dê uma olhada.
Sobre Kevan
Com a atualização das regras de flanquear, suas águias não ganham mais o bônus de +2 na jogada de ataque porque com alcance 0 elas são incapazes disso. O dano delas fica inalterado, não se preocupe. Se quiser flanquear oponentes com criaturas invocadas, minha sugestão no momento seria utilizar Cães Celestiais (da lista de Invocar Monstro I).
Sobre Vesszyr
Tínhamos conversado sobre mudança de linhagem. Pelas regras do Campaign Guide isto é até possível com algum esforço. No caso do Vesszyr, como até hoje ele nunca utilizou qualquer poder, bonus ou habilidade associados a linhagem infernal, poderemos fazer esse ajuste sem maiores repercussões. Não preciso nem dizer que não será possível mudar do nada de Infernal para Celestial. Minha sugestão: Aberrante (ganha Raio Ácido como ataque básico e melhora magias de metamorfose), que poderia estar relacionado a influência de Ilitides (devoradores de mente) que Vesszyr poderia ter sofrido no subterrâneo, ou ser secundária ao ritual de transformação em drider que não se completou e acabou "manchando" a magia no sangue de seu personagem.
Fico por aqui pessoal. Qualquer dúvida, só perguntar. Grande abraço a todos e até a próxima sessão!
PS: neste sábado estarei disponível para jogar das 10h às 17h.
Então bicho, vamos lá.
ResponderExcluir- Os quatro pontos a mais de pericia são daquele lance de classe favorita de pathfinder, q vc pode escolher entre colocar entre 1hp ou 1skill. coloquei tudo em skill.
- O lance do arco composto eu realmente nao sabia, e faz muito sentido isso. me faz lembrar de escorpião rei, o que é horrível. Mas queria então trocar meu arco longo c. +3 pelo +1 de 1900po.
- Sobre o tempo dos companions, vou fazer uma ficha pra me guiar melhor com minhas responsabilidades de druidas, tipo limpar o coco do ulfur e tal.
- Sobre-peso, sobre o lance do machado duplo, vc ta contando com o peso dele? tenho uma grana extra dele? Independente de tudo, eu devo levar uma bolsa maneira I com o resto da grana.
Ah, esse horário pra sábado é perfeito pra mim.
Excluirpode me confirmar.
Ah você tem razão sobre as perícias! Pensei que você tinha pego PVs extras! foi mal camarada...
ExcluirJá tinha contabilzado o machado orc duplo pbra prima nas suas moedas e retirado ele do peso no inventário do Davos.
ExcluirMais uma coisa: "Limpar o cocô do Ulfur" LOL
ExcluirAh bicho, uma dúvida.
ResponderExcluirseu aplicativo incrível de ipad cobre transformações de druida?
se não eu preparo uma lista de coisas pra virar aqui.
cobre sim
ExcluirAlias, uma coisa pra passar pro resto do povo
ResponderExcluirhttp://www.d20pfsrd.com/feats/feat-tree
tem todos os feats de pathfinder. se vc tem uma dúvida se existe uma feat pra tal coisa, é só dar ctrl+f.
Ah, Cícero, depois me passa seu endereço aí, porque vou ter que ver como faço pra chegar aí no sábado. Não tenho idéia de como é o trânsito numa manhã de sábado pra Niterói, mas inicialmente devo ir de barca.
ResponderExcluirBeleza, Temos um jogo afinal?
ResponderExcluir