segunda-feira, 8 de julho de 2013

Grandes grupos, grandes desafios




Meus caros amigos e intrépidos aventureiros.

Nosso último encontro foi extremamente agradável e divertido. Espero que tenham gostado do almoço e obrigado a todos pela presença!

Mas não é só sobre isso que gostaria de conversar nest post.

Nosso grupo dobrou de tamanho desde o início da campanha, e precisamos desenvolver estratégias para evitar a dispersão que sofremos na última sessão. É apenas natural que um grupo tão grande se disperse daquela forma, e isso pode atrapalhar o ritmo o jogo e consequentemente abortar a diversão para os jogadores. É também um desafio para o DM. 

De forma alguma as coisas que vou ressaltar aqui são erros, e também não são direcionadas a ninguém em particular. São apenas algumas idéias importantes que precisamos considerar quando se tem um grupo tão grande.

  1. Falar sempre dentro do personagem: conversar fora do jogo dispersa o grupo como um todo, e frequentemente descrições e narrativas precisam ser repetidas, o que consome um tempo valioso.
  2. Nunca se separar do grupo: via de regra, mais pessoas fazendo coisas diferentes acabam por multiplicar o tempo que se gasta com atividades que nem sempre contribuem para o bom andamento e ritmo do jogo. Existe sim a possbilidade de dividir o grupo de outra forma, mas conversaremos sobre isso com detalhes mais adiante.
  3. Conhecer as regras de todas as habilidades e magias de seu personagem: devemos evitar perder tempo discutindo regras e consultando o material. O DM nem sempre irá conhecer todas as regras de todos os livros. Se por exemplo você escolher aprender/preparar uma magia nova, digamos, bola de fogo, saiba de cabeça ou tenha uma colinha dizendo que o raio de efeito é de 6 metros e que ela causa 1d6 de dano por nível de conjurador.
  4. Não dificultar as coisas: às vezes seu personagem pode não ter uma razão pessoal perfeitamente plausível para aceitar determinada missão ou até a presença de certas personagens no grupo. Por mais que isso possa ferir um pouco o conceito de seu personagem, a melhor coisa a se fazer é aceitar para que o jogo possa fluir. Não é o ideal, todos sabemos, mas é o preço a se pagar em um grupo grande, especialmente quando não se dispõe de muito tempo de jogo. 
  5. Manter atenção e foco: eu não gosto de exigir isso, é chato, mas é importante para que o DM não precise repetir as coisas várias vezes. ("Quem falou isso mesmo? Onde estamos mesmo?").
  6. Saiba o que fazer em seu turno: nunca foi um problema em nosso grupo, mas é importante lembrar. Em combate, você tem 6 segundos para declarar sua ação ou perde seu turno.
  7. Dar preferência a comprar os itens entre as sessões: temos um blog dedicado a nossa campanha, com tabelas de vendedores e itens. Continuem comprando e equipando seus itens por aqui, pois isso  economiza muito tempo na sessão.
  8. Não interpelar e ter paciência com DM durante a narração
Por outro lado, andei pesquisando na internet e escutando sugestões de outros mestres sobre como administrar grupos de 8 jogadores. Encontrei duas idéias um tanto que radicais:
A) Dividir o grupo de 8 em dois grupos de 4 e jogar em semanas alternadas: é uma solução simples, mas não é minha intenção de forma alguma, a não ser que seja melhor para vocês.
B) Dividir o grupo em dois grupos de 4 na mesma sessão realizando tarefas diferentes: até considerei essa mudança, mas logo me ocorreu que o grupo que estiver em stand by vai apenas perder tempo e vai se dispersar facilmente.

É possível jogar decentemente com um grupo de 8 pessoas? SIM! 
Mas nós vamos precisar de muita ATENÇÃO, FOCO, PACIÊNCIA e DISCIPLINA, e também ter em mente que o jogo será mais lento.

Gostaria de ouvir opiniões e sugestões de vocês para que possamos assegurar o bom andamento que até agora mantivemos em nosso jogo.

Um grande abraço a todos e até a próxima sessão.

34 comentários:

  1. Ótimo desenho pra situação, bicho.

    E duas coisas, nosso grupo já estava se dividindo este turno entre tarefas. Acho chato a situação, mas tem vezes que essas divisões irão acontecer pra criar grupos especializados, tipo grupo de ladinos para infiltração.
    Talvez um sistema de turnos entre os subgrupos?

    E acho q rola de reforçarmos um sistema de turnos em sentido horário na hora. Para momentos tipo a cena do crime, evitar atropelamentos e tal.
    Acho que também valia a pena uma conversa entre os jogadores pré turno pra delimitar melhor o papel de cada um nessas horas. Tipo eu posso detectar magia q nem Kevan, mas só eu sei rastrear, então eu deveria deixar detectar magia para o mago e me focar na minha área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividir o grupo desta forma de vez em quando não tem problema algum. O que eu acho que precisaremos evitar é não dispender tempo da aventura com tarefas individuais que possam ser realizadas depois. Um exemplo foi a lenda do tesouro pirata no lago Haresk. Achei muito legal que alguns jogadores tenham se interessado em descobrir mais, só que esse não era o foco da aventura. Como eu já havia dito, depois da próxima aventura todos terão bastante tempo para resolver assuntos pessoais e side quests como essa.

      O que não pode acontecer é ter cada um dos jogadores fazendo uma coisa diferente. Se quiserem se dividir vão precisar se organizar no máximo em dois grupos.

      Aprovo o sistema de turnos, mas o grupo precisa se manter coeso e todos precisam prestar atenção no que cada jogador estiver fazendo em seu turno.

      Outra coisa, achei que Davos tinha perdido rastrear com esse último respec, não?

      Excluir
    2. Mas eu posso usar meu lobo treinado pra isso :D

      Excluir
  2. Gostei bastante da postagem, Cícero.

    A última sessão foi mesmo muito divertida, principalmente pela companhia de vocês e pela recepção que nos foi dada. Realmente mestrar/jogar com um grupo tão grande assim é um desafio. Deve-se mesmo manter a atenção para não transformar a diversão em desgaste.

    Apesar de estar a pouco tempo no grupo, e por isso não ter prestígio pra falar muito, gostaria de fazer as seguintes considerações:
    1) Falar dentro do personagem pra mim é essencial. Isso evita ficar perdendo tempo e desviando a atenção daquilo que não é a aventura ou mesmo o jogo. Eu acho muito bom sistema de turnos pq deixa bem mais organizado, com todo mundo ouvindo cada um em seu momento de ação.

    2) Dividir o grupo em subgrupos de tarefas acontece às vezes e também acho que, dessa forma, não onera o andamento da ação. Com relação a tarefas individuais, como comprar itens, acho que poderia ser feito até fora do jogo, por aqui mesmo, como dito no item 7.

    3) Conhecer as regras. Assumo de antemão minha culpa aqui, já estou fazendo as colas como de costume.

    4) Me desculpem também pela o lance lá de atirar na porta, mas como eu vi que ninguém estava me ouvindo durante a discussão dos personagens/jogadores, assumi que seria uma boa oportunidade de interpretar a impulsividade e o caráter temerário do Nelin.

    5) Manter a atenção e o foco. Isso vai virar meu mote! rs

    6) Saber o que fazer gera dinamismo e menos chance de sermos prejudicados em batalha por inação.

    8) Já vi na net um tempo atrás que o DM punia dando menos XP. Não acho que isso seja necessário, mas seria um puxãozinho de orelha de forma descontraída. rs

    Bem, é isso. Meu personagem causou um pouco de rebuliço e peço que a galera não leve pro lado pessoal.
    No mais, gostei muito do grupo, foi bem divertido.
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, foi mal pelo post giga. Não fazia idéia que ia ficar assim.

      Excluir
    2. Sem problemas queria ouvir a opinião de vocês mesmo.

      Excluir
  3. Já pensou quando o barba começar a conversar com os bichos dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito, muito melhor

      http://www.d20pfsrd.com/magic/all-spells/a/awaken

      Excluir
    2. Por sorte as criaturas afetadas por essa magia não podem ser animal companions rsrsrs

      Excluir
  4. Com relação à imagem, foi assim que me senti naquela cena da taverna. Note que há uns personagens em parecidos com nosso grupo....hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem até eu ali quase acertando a cabeça da elfa ambidestra! rs

      Excluir
  5. Outra coisa além das sugestões de vocês gostaria de saber com antecedência a data de nossa próxima sessão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim nem dá. Mais que uma vez por mês é muito pra mim. :(

      Excluir
    2. É pq eu tenho que trabalhar de casa, estudar pro meu concurso, ir pro Aikido e ajuda no templo na ZO.

      Excluir
    3. Uma vez pro mes foi o combinado no inicio da campanha, neh?

      Excluir
    4. Sábado, beleza.
      Elisa

      Excluir
  6. Acho que podemos criar uma regra quórum, tipo pode haver jogo com até 2/3 do grupo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho válido. Em nosso grupo de 8, jogaremos se vierem pelo menos 5, ok?

      Excluir
    2. Fica a opção do personagem do jogador faltoso ser controlado por um outro jogador, a critério do primeiro; o último, evidentemente tem a prerrogativa da negação.

      O jogador ausente ainda pode optar que seu personagem se afaste do grupo durante os eventos do dia em que não poderá jogar. Por exemplo: Fumaça Preta, foi buscar componentes para o Golem em algum vilarejo próximo

      A propósito, também posso jogar nesse sábado.

      Pedro

      Excluir
    3. Exatamente. Se o Cícero permitir, vou querer ficar fazendo atividades sem qualquer relevância pro desenrolar do enredo.

      Excluir
  7. Ok, então por enquanto temos: Pedro, Barba, Elisa, Ivan.

    ResponderExcluir
  8. Camaradas,

    Não vou conseguir ir esse sábado, estou enrolado com a dissertação e vou precisar usar uns pontos de herói para terminar um capítulo esse final de semana.

    Sobre os problemas do outro dia. 1- Além da quantidade de pessoas o tempo estava corrido. Tivemos aquele ótimo almoço (mande um abraço pro seu irmão Cicero), e tinhamos que terminar cedo. 2- Parte chata: está um pouco difícil para mim parar e estudar monge ou D&D, vou ter dificuldade de saber tudo do meu personagem, e vou ter mais dúvidas. Outra coisa, algumas pessoas estão jogando pela primeira vez, então todos devem ter paciência também. 3- Acho que o que mais dificultou foi a hora das falas. A gente se atropelava muito, e algumas pessoas não conseguiam falar. Resolvendo isso, acho que tudo dará certo, com menos disciplina do que parece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, que pena camarada, nem você nem o andré poderão vir. Não se preocupe que decidi que nestas situações mesmo que seu personagem não participe da aventura ele ganhará 90% do xp. Isso se realmente tiver jogo, porque até agora nada confirmado. Grande abraço.

      Excluir
    2. Fico feliz em saber que gostou do almoço, e boa sorte com sua dissertacão! Não se preocupe em conhecer monge a fundo, o que eu falei se aplica mais a classes que lançam magias, porque as regras e mecânicas são todas diferentes e é impossível pra mim saber todas.

      Excluir
  9. Bom então precisamos saber do Léo e do Marcelinho

    pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sem telefone e indo pro trabalho, se alguém consegir falar com um deles me deixe saber aqui pelo blog.

      Excluir
  10. o Leo confirmou... então temos Léo, Ivan, Elisa, Barba e Pedro. Marcelinho? Acho que o Buran será o quarto familiar do Davos....

    Qual melhor horário? 14:00 ou 12:00?

    Pedro

    ResponderExcluir
  11. Beleza eu so não tenho o contato de telefone do leo e do Ivan, alguém poderia avisa-los?

    Pedro

    ResponderExcluir